Para saber qual é o lubrificante correto para seu veículo, consulte o “Manual do Proprietário” na parte de manutenção quanto à viscosidade (SAE) e ao desempenho (API) ou então verifique nas tabelas de recomendação disponíveis nos postos de serviço.
Este é um conceito equivocado. O óleo mais claro pode ser mais viscoso (grosso) do que um óleo escuro e vice-versa.
Para realizar a função de manter o motor limpo, o óleo deve manter em suspensão as impurezas que não ficam retidas no filtro de óleo, para que elas não se depositem no motor. Desta forma, o óleo fica escuro e o motor fica limpo.
Sim, porque quando o óleo está quente, ele fica mais fino e tem mais facilidade de escorrer.
É importante que se espere pelo menos 5 minutos após o motor ter sido desligado para se medir o nível do óleo. Isto porque, neste tempo, o óleo vem descendo das partes mais altas do motor para o cárter e assim podemos ter a medida real do volume de óleo.
Serviço severo é típico para os carros que andam nos centros urbanos, com o anda e pára do tráfego e por pequenas distâncias, de até 6 km, ou em estradas poeirentas. Serviço leve é aquele em que os carros trafegam por percursos longos e velocidades quase constantes em rodovias pavimentadas, como no caso de viagens.
Os óleos com classificação de desempenho superior ao recomendado pelo fabricante do veículo podem ser utilizados normalmente. Porém, o inverso não é recomendado. Além disso, na primeira troca de óleo, recomenda-se que seja com um período de utilização menor, uma vez que os óleos com maior nível de desempenho têm um maior poder de limpeza, o que tende a obstruir o filtro num menor intervalo.
Um motor pode fundir por falta de lubrificação. Se o óleo não chegar aos pontos de lubrificação, seja por obstrução ou nível insuficiente no cárter, não se poderá atribuir ao óleo eventuais falhas mecânicas.
A diferença está no nível de aditivação. O óleo API GL-5 geralmente tem o dobro da taxa de aditivação de um óleo API GL-4. Com isso, a utilização de um óleo API GL-5 no lugar de um GL-4, pode interferir negativamente no funcionamento do mecanismo de sincronização das marchas, por exemplo, uma vez que pode gerar problemas de engate e “arranhamento” durante a troca das marchas, diminuindo sua vida útil.
Não. A cor da graxa não influi nem na qualidade e, principalmente, não influi no desempenho da graxa. Está diretamente ligada ao tipo de sabão e à cor do óleo básico utilizado na fabricação.
Sim. Os produtos Uni têm a mesma qualidade que os produtos das Cia. Hoje, no mundo todo, existem quatro grandes fabricantes de aditivos, que atuam inclusive no Brasil. Portanto, todos os aditivos utilizados pela Uni têm a mesma procedência dos aditivos utilizados pelas Cias. Quanto aos óleos básicos, a Petrobras é o único fornecedor nacional.